APRENDER e COMUNICARh – Leitura da Semana

Leitura da Semana - APRENDER e COMUNICARh

A comunicaRH deixa-lhe mais três sugestões de leitura para os próximos dias:

O Mundo Não Tem de Ser Assim, Biografia de António Guterres – Pedro Latoeiro e Filipe Domingues

Com a participação de António Guterres, O Mundo Não Tem de Ser Assim oferece o mais completo retrato do percurso político e humanitário do secretário-geral das Nações Unidas. Baseada em mais de 120 entrevistas – a antigos chefes de Estado e de Governo, altos funcionários da ONU e amigos íntimos do ex-primeiro-ministro português – esta biografia conta a história de António Guterres desde o despertar da sua consciência política até ao seu trabalho sobre as questões mais prementes do século XXI, como os direitos das minorias e os fenómenos migratórios, o terrorismo globalizado e o diálogo inter-religioso, ou a própria reforma das Nações Unidas.

Revelando episódios e documentos inéditos, esta obra dá ainda a conhecer as manobras de bastidores que tentaram sabotar a candidatura portuguesa ao posto de secretário-geral da ONU e a relação de António Guterres com as duas grandes potências mundiais, Estados Unidos da América e China. Dividida em quatro partes – que cobrem, respetivamente, o início da sua carreira política, os mandatos como primeiro-ministro, a missão à frente do Alto Comissariado para os Refugiados e a eleição para secretário-geral das Nações Unidas – este livro apresenta a visão de António Guterres sobre o mundo, produto do seu contacto com os líderes mundiais e as populações mais vulneráveis.

A Voz que Grita por um Sentido, Como redescobrir a dimensão humanista da Psicoterapia – Viktor E. Frankl

Nos anos 30, com o aumento em massa de suicídios entre os jovens universitários em Viena, um jovem psiquiatra austríaco propôs uma terapia inovadora: ajudar os estudantes a encontrar um sentido para a vida. Nascia assim a Logoterapia, que o autor comprovou de forma terrível no campo de concentração de Auschwitz: os prisioneiros que sobreviviam não eram os mais fortes fisicamente, mas aqueles que vislumbravam um sentido para a existência. Viktor E. Frankl, que relataria a sua experiência no livro O Homem em Busca de um Sentido, assistiu no pós-guerra ao crescimento económico da Europa e previu que, à medida que as pessoas vissem as suas necessidades básicas satisfeitas, começariam a esquecer-se do sentido da vida, e que isso acabaria por levar a um enorme vazio existencial.

Neste livro (textos de 1947 a 1977) o autor vem contrariar esse vazio reafirmando os valores humanistas que se foram perdendo. O autor procura (re)encontrar o que temos de mais humano em diferentes expressões da cultura humana. Percorre a filosofia, a moralidade, mas também temas fulcrais para a psicologia, como o sexo ou a literatura, à procura daquilo que faz de nós humanos. A Voz que Grita por um Sentido quer devolver um rosto humano à psiquiatria e evidenciar o que cada um de nós tem de único e individual. E reforça a crença do autor de que num mundo confuso, só em nós próprios encontraremos um farol e um rumo para a vida.

Liderança Eficaz – Daniel Goleman

A investigação mostra que os líderes mais bem-sucedidos controlam as seguintes competências emocionais: auto-conhecimento, auto-regulação, motivação, empatia e competências sociais. Há seis estilos básicos de liderança e cada um articula de forma diferente componentes chave de inteligência emocional.

Os melhores líderes não conhecem apenas um estilo – têm competências em vários e flexibilidade para alternar entre estilos sempre que a circunstância o exige.

Boas leituras!

Fonte: Wook

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *