Boas práticas da gestão de pessoas na Autozitânia

saúde e bem-estar - as boas praticas da gestão de pessoas

As boas praticas dos Recursos Humanos baseiam-se na implementação de processos e ações que promovam a excelência da gestão, desenvolvimento e liderança do capital humano.

As empresas que investem no bem-estar organizacional, num ambiente saudável, com boas condições e segurança de trabalho aumentam a sua produtividade e qualidade da entrega.

Investir no capital humano, criando políticas que apoiem os colaboradores no desenvolvimento profissional e na promoção da saúde física e mental, é fundamental para a sustentabilidade do negócio.

Veja como a Autozitânia colocou a saúde e o bem-estar dos colaboradores nas boas práticas da gestão de pessoas.

“A saúde e bem-estar dos colaboradores do Grupo Autozitânia tem sido uma preocupação constante quer do departamento de Recursos Humanos, quer da Administração do Grupo.”  

Ao longo dos últimos anos reduzimos substancialmente o recurso a horas extra, melhoramos as condições de trabalho, criando condições de trabalho seguras para todos os colaboradores, investindo em ferramentas que reduzissem o trabalho físico e manual, distribuímos os EPI´s necessários e apostamos muito forte em formação que tivesse como objetivo prevenir lesões.

Oferecemos como benefício um seguro de saúde a todos os colaboradores para que possam ter acesso a mais saúde por menos dinheiro.

Em 2019 celebramos um protocolo com o centro de saúde e bem-estar Trevo de 4 folhas, comparticipando em 50% o custo das massagens terapêuticas, com o objetivo de prevenir lesões.

Agora fomos ainda mais longe e investimos na saúde mental. Uma área da saúde muito desvalorizada, mas tão ou mais importante que a saúde física, sobretudo nesta altura, quando vivemos em pandemia há mais de um ano e sem fim anunciado. Entendemos que era a altura certa para apoiar psicologicamente os nossos colaboradores.

Assim, celebramos um protocolo com o centro de saúde e bem-estar Psicomindcare, comparticipando em 100% as consultas de psicologia para todos os colaboradores do grupo Autozitânia. Acordamos ainda preços mais baixos para os familiares dos colaboradores. Como o centro também realiza consultas online, conseguimos chegar a todos os colaboradores de norte a sul do país.

Este é um investimento significativo, mas cujo retorno é enorme, pois a felicidade dos nossos colaboradores não tem preço.

“Queremos que os nossos colaboradores entrem e saiam felizes, todos os dias, do local de trabalho. Queremos que estejam em casa felizes, para poderem estar mais disponíveis para os seus familiares.”

Cada vez mais é preciso que as empresas vejam a saúde e o bem-estar dos colaboradores não como algo proveniente de uma pandemia, mas como parte da estratégia da gestão do capital humano e um dos fatores de sucesso do crescimento do negócio.

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *