“Bottle Sessions” – estreitar laços

“Bottle Sessions” - estreitar laços

A importância da Comunicação interna nas Organizações tem vindo a crescer. Principalmente com o surgir da pandemia, posicionou-se como uma das prioridades dos gestores de recursos humanos e das Organizações.

As empresas que não estavam preparadas e não tinham uma comunicação estruturada, canais de comunicação desenvolvidos e profissionais a atuar nesta área, rapidamente perceberam que tinham dificuldades acrescidas para manter os seus colaboradores informados, envolvidos e motivados.

Esta área, ainda desvalorizada em algumas Organizações, para além do papel que assume nos chamados “momentos de crise”, tem um papel critico e constante no alinhamento das equipas, na agilidade dos processos, na melhoria do ambiente de trabalho e no envolvimento dos Colaboradores:

– Alinhamento com os valores, a missão, a estratégia e os objetivos do negócio.

– Agilidade, ao facilitar a divulgação de procedimentos e boas práticas, tornando a sua implementação mais rápida e eficaz.

– Contributo para um bom ambiente de trabalho, porque uma comunicação clara e objetiva traz maior transparência e evita rumores potenciadores de conflitos. Para além disso, apela ao espírito de grupo e aprofunda as relações interpessoais.

– Envolvimento dos Colaboradores, pois contribui para que conheçam melhor o negócio e entendam a sua participação no mesmo, encontrando um propósito e sentindo-se ainda mais valorizados e comprometidos.

É precisamente nesta última área que se enquadra o projeto “Bottle Sessions” recentemente lançado pela Cork Supply. Uma parceria entre a área People&Communication e a área comercial da empresa, contando com uma participação muito especial e indispensável: a dos nossos Clientes!

Ao contrário de muitos projetos, que ficaram em “banho-maria” pela dificuldade de serem realizadas presencialmente, este é daqueles projetos que foi impulsionado pelo formato virtual, que o tornou concretizável.

Nas conversas que tivemos com Colaboradores e nos inquéritos à satisfação com a Comunicação Interna, foi-nos transmitida a mensagem de que gostariam de ter ainda mais informação sobre os nossos clientes: quem são, em que vinhos se encontram as nossas rolhas, que tipo de rolhas em que tipo de vinhos, quais os desafios que se colocam atualmente ao sector vinícola.

Surge assim a ideia de “apresentar” os nossos clientes aos nossos Colaboradores, nas “Bottle Sessions”, realizadas ao final do dia através de uma plataforma digital.

Após ser realizado o enquadramento por parte do nosso diretor comercial, é passada a palavra ao enólogo do nosso cliente, que apresenta as suas quintas, nos conta a sua história, nos fala das castas, dos seus vinhos e nos desvenda algumas curiosidades. Finalmente, é a vez dos nossos Colaboradores colocarem questões e, a verdade é que, depois de começarem é difícil pararem.

Qual o impacto desta atividade que, através da comunicação interna, liga Colaboradores e Clientes?

Um bom feedback por parte das nossas pessoas, que se sentem mais informados e ainda mais entusiasmadas com toda a envolvente do nosso negócio (principalmente aqueles Colaboradores que são presenteados, no final, com uma garrafa de vinho do nosso cliente).

Para além disso, os Colaboradores que não estão no dia-a-dia em funções comerciais ou de contacto direto com o cliente, sentem-se ainda mais próximos do “negócio”, conhecem a cara e a voz das pessoas para quem trabalham diariamente, conhecem a sua história, sabem como as podem apoiar, que contributo podem dar e que garrafas devem abrir lá por casa, com a certeza de encontrar a melhor rolha do mercado.

Artigos Recentes

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *