Valeria Patriani

Coach Executivo, de Carreira e Life Coach

A importância da escolha da carreira é um dos fatores mais determinantes na vida de uma pessoa. 

Você já pensou nisso? E, para falar nesse assunto, por vezes tão polêmico, escolhi fazer as perguntas, por vocês leitores e respondê-las.

Quais os principais critérios que as pessoas devem levar em conta na hora de definir uma carreira?

O processo de começar a pensar na carreira, normalmente ocorre entre 17 ou 18 anos, período de finalização do ensino médio e também a fase onde os jovens passam por transformações hormonais, psicológicas e comportamentais. Concordam que este, realmente, não é o melhor momento para essa escolha? Corretíssimo!!!

Minha indicação é que, nesse momento ao qual me refiro, os estudantes busquem informações sobre os mais variados cursos, procurando conversar com profissionais que admiram, conhecer as tarefas cotidianas dessa pessoa e locais onde trabalham – empresas públicas ou privadas; empreendedores, sócios etc.; fazer consultas em sites especializados, guias ou livros sobre profissões atuais, futuras ou até aquelas quase esquecidas.

Enfim, fazer um trabalho elaborado, desenvolver e escolher a melhor opção que possa conduzi-los a uma profissão que, por vezes, poderá não ser a definitiva, pois a cada dia novas tecnologias aparecem e o profissional precisar estar pronto para novos aprendizados –

na profissão em que está inserido ou mesmo terá que buscar novos cursos que o auxiliarão na carreira atual. Já pensou nisso?

A mídia impressa e falada, isto é, jornais e noticiários têm dedicado um espaço importante com entrevistas e matérias sobre os cursos técnicos. Muitos deles gratuitos.

Você já pensou em realizar um curso mais prático, que lhe dará a chance de entrar no mercado de trabalho com um pouco mais de experiência, o que facilitaria, sobremaneira, a consolidação de sua futura carreira? Este poderá ser o 1º passo antes de sua entrada na universidade!

E qual seria o perfil do profissional do futuro? Quais características passam a ser fundamentais para o sucesso profissional?

Sem dúvida alguma, as características desse profissional é a capacidade de aprender sempre, ter flexibilidade, comprometimento e foco com seus objetivos de vida e carreira, além do hábito importantíssimo de leitura.

Este último item, tem a capacidade de tornar o indivíduo mais seletivo, crítico, com maior capacidade de argumentação e com um grande poder de escolha. Você escolhe, não é escolhido!!!! Bingo!!!!

Enfim, não existe receita pronta!

O que há é planejamento, dedicação, disciplina, organização, boas e seletivas leituras, para estar pronto às exigências do mercado de trabalho. Então? Mãos à obra?

Nota:

As 10 empresas dos sonhos entre jovens, gerentes e alta liderança em 2021 (Pesquisa da Cia de Talentos)

98.355 pessoas foram entrevistadas em diferentes regiões do Brasil.

Alguns dados importantes na escolha das empresas à trabalhar:

– Bom ambiente para trabalhar. Entre os jovens, a indicação aumenta 134% entre quem sente que pertence à companhia.

– Sentimento de bem-estar, especialmente na saúde mental. Do levantamento, 58% dos jovens, 50% dos gerentes e 49% da alta gestão falaram que já tiveram algum transtorno emocional, como ansiedade e estresse. A maioria dos entrevistados deram nota quatro ou cinco para sua saúde mental.

Google manteve seu lugar como a empresa dos sonhos para profissionais em todas as fases da carreira por oito anos seguidos.

Ranking Empresa dos Sonhos de 2021: 

1.Google 

2.Bradesco 

3.Ambev 

4.Itaú 

5.Nestlé 

6.Natura 

7.Nubank 

8.Vale 

9.Globo 

10.Bayer 

Na escolha de empresa dos sonhos, os profissionais levam em conta cinco fatores principais

Desenvolvimento / Fazer o que gosta / Boa imagem / Segmento de atuação / Inovação 

Na Google: A empresa aposta no cuidar bem dos seus colaboradores, na  mobilidade interna e no desenvolvimento.

Na Bayer: A empresa tem como foco três pilares de atuação: Sustentabilidade; Inovação; e Pessoas e Cultura.  

Dica para quem sonha em trabalhar no Google:

O mais importante no processo de seleção: vontade de fazer, a liderança, nível de responsabilidade e engajamento, a curiosidade, quanto gosta de inovar, espírito empreendedor.

Dica para quem sonha em trabalhar na Bayer:

Habilidades que vão muito além do currículo: muita vontade de aprender com muita curiosidade, pessoas identificadas com nossos valores e pessoas que queiram transformar a sociedade para melhor.

Artigo completo: Exame.com: Carreira – As 10 empresas dos sonhos entre jovens, gerentes e alta liderança em 2021

Deixe uma resposta