Como alcançar a sua realização pessoal e profissional e viver uma vida em plenitude

Rui Rodrigues na comunica RH

Viver em plenitude, ter uma vida plena, encontrar a harmonia entre o nosso interior e exterior, sentirmo-nos unos com o universo, tem sido uma procura contínua do Ser Humano desde que ele existe.

Nos dias de hoje e tendo em conta a forma como a sociedade está organizada, a forma como somos condicionados, faz com que esse caminho se torne em muitas situações, muito difícil de alcançar.

Embora cada vez mais se verifique uma maior preocupação em as pessoas se entenderem melhor a si mesmas, ainda estamos longe de levar esse desafio de uma forma séria e mais integrada.

Aprender a viver connosco próprios, com todas as virtudes e defeitos inerentes à evolução de qualquer um, irá permitir-nos desenvolver capacidades para enfrentar obstáculos e desafios que a vida nos possa apresentar de uma forma mais ecológica e congruente com aquilo que acreditamos ser o correcto.

A procura de um melhor Autoconhecimento é um factor crítico de sucesso para se estar mais perto de viver uma vida em plenitude entre o nosso interior e exterior.

Desenvolvermos a capacidade de entender os factores que nos influenciam na nossa forma de pensar, sentir e agir, fará toda a diferença aquando da tomada de escolhas e decisões nos momentos mais críticos da nossa vida.

  • Saber que valores são importantes na sua vida, o que significam para si, que importância tem cada um na hierarquia do conjunto de valores tidos em conta;
  • Que crenças ou convicções o podem estar a limitar e que crenças o ajudam a evoluir, a crescer, a seguir em frente;
  • De que forma comunica (consigo mesmo e com os outros);
  • Como detectar os recursos internos existentes de forma a poder usá-los em seu beneficio;
  • Aprender a lidar com as emoções e saber como aceitá-las;
  • Perceber e entender que a realidade é subjectiva.

São alguns dos pontos que sendo apreendidos o ajudarão em muito na construção de uma vida plena.

Percebi cedo, que sem conseguir encontrar uma harmonia entre o meu interior e o exterior, entre a minha vida pessoal e profissional, o esforço colocado no meu dia-a-dia era enorme e nem sempre com os resultados pretendidos.

Desenvolvi então (em co-autoria) um produto de nome INNER BALANCE WAY que visa contribuir para a construção de uma vida plena, onde a harmonia entre o nosso interior e exterior seja uma realidade.

Quando o nosso interior está equilibrado e a nossa vida está em harmonia entre o interior e o exterior, — então tudo está no lugar certo.

Que atributos são importantes levar em conta neste Inner Balance Way?

São 3:

• Mentalidade certa;

• Perspectiva Adequada;

• Conhecimento.

Porquê uma mentalidade certa?

A nossa mentalidade é o nosso sistema operacional, que vai influenciar as nossas acções nas diferentes áreas da nossa vida!

Para a atingir 2 vertentes são importantes trabalhar:

• A Descoberta do Eu verdadeiro – O que sou para além da Mente.

• A Descoberta do EU da mente – Maior e melhor entendimento de como funciona a nossa mente, que factores influenciam a nossa forma de pensar, sentir e agir. (na prática, de que forma funciona o nosso Ego e como geri-lo).

Este trabalho entre estes dois EU, permitirá consolidar e reforçar as nossas escolhas e decisões que se irão repercutir nas nossas acções e resultados atingidos.

Porquê uma perspectiva adequada?

Termos a noção de que não existe uma só realidade, e que existem várias formas de chegar a um mesmo ponto, é importante. Na prática ter a noção que o MAPA NÃO É O TERRITÓRIO.

• Colocarmo-nos no lugar do outro;

• Olhar para uma mesma situação de diferentes ângulos;

• Escutar para compreender;

• Saber como alinhar todos os factores que influenciam o alcance dos resultados desejados.

São elementos que nos ajudarão a encontrar as melhores soluções no momento e tempo certo. A nossa Percepção cria o nosso mundo e isso limita-nos no nosso MAPA mental.

Quanto maior for o nosso MAPA mais e melhores soluções teremos disponíveis.

Porquê conhecimento?

Com conhecimentos específicos, poderemos resolver muitos dos nossos problemas. Existem muitas estratégias e métodos para resolver problemas.

Se pensarmos que :

O que não percebemos, não podemos entender. O que não entendemos, não podemos mudar.

Ter em conta os aspectos psicológicos, aspectos de gestão, aspectos técnicos e mesmo aspectos naturais — todos eles ajudar-nos-ão a entender o problema e a preparar um plano para uma solução ideal.

– Todo o plano começa com o conhecimento;

– Todo o conhecimento começa com a experiência.

É na experiência, que cada um conseguirá aprender e escolher o que mais lhe convém.

Um dos passos importantes para viver em plenitude é conseguir sentir-se realizado tanto ao nível pessoal como profissional.

Assim, partilho convosco aquilo a que eu chamo de ciclo da realização pessoal e profissional, dentro deste processo do Inner Balance Way.

O mesmo está dividido em 3 etapas e 6 passos:

1ª etapa – Aumento da consciência

  • Quem sou eu – Como cheguei aqui – De quem dependo

2ª etapa – Definição de verdadeiros objectivos

  • O que é que eu quero e porque o quero

3ª etapa – Execução

  • Como fazer – como me sentir – que impacto quero ter

6 Passos:

1. Trabalhe no seu Autoconhecimento – QUEM SOU EU

Potenciar e desenvolver a energia interna, como adquirir mais e melhor energia (ao nível mental e físico), conhecer e entender que factores influenciam a sua forma de pensar, sentir e agir, saber gerir as suas emoções, saber comunicar de forma assertiva (internamente e externamente).

2. Assuma a sua Responsabilidade – DE QUEM DEPENDO

Assumir a responsabilidade de tudo o que depende directamente de si, viver em causa e não em efeito, assumir que não existem erros ou fracassos e que tudo é uma aprendizagem, entender que em qualquer situação a resposta a ser dada a essa situação depende de si e consequentemente a consequência dessa resposta também, ter a noção de que você é o denominador comum de tudo o que lhe acontece nesta vida.

3. Obtenha Clareza – O QUE É QUE EU QUERO E PORQUE O QUERO

Qual a sua missão e visão, saber o que efectivamente quer alcançar, viver, que legado quer deixar e que significado isso tem para si, desenvolver a sua atenção selectiva (S.A.R), criar o seu foco, a sua auto-motivação, o seu compromisso, serão factores muito relevantes para o seu bem-estar e na definição do caminho a seguir.

4. Tenha um Método – COMO O FAZER

Sem um método tudo se torna mais complicado. Desenvolver um plano de acção é fundamental para conseguir ser mais produtivo, disciplinado, objectivo, pragmático, aumenta a confiança, o foco e terá algo que lhe dará um feedback contínuo daquilo que está a executar, permitindo-o ajustar o que tiver de ser ajustado, terá um roteiro que o ajudará a fazer o caminho para o resultado que pré definiu alcançar.

5. Desenvolva uma Mentalidade Vencedora – COMO ME SENTIR

Sem termos um estado mental adequado, dificilmente estaremos em condições para executarmos da melhor forma o que é efectivamente importante fazer. Aprender a fazê-lo é crucial!

Integrar Valores e Crenças que o possam ajudar a ter a vida que deseja, potenciará a sua motivação, o seu compromisso, a sua paixão e a vontade de aplicar / executar o que é importante ser feito.

Lembre-se “Acreditar que pode ou não pode, em ambos os casos terá razão”

A escolha será sempre sua!

6. Ter a Atitude certa – QUE IMPACTO QUERO TER

Não basta fazer. Saber o que se está a fazer, como o fazer, porque o estamos a fazer, qual a consequência do e o fazer ou não fazer, faz toda a diferença no resultado final.

Ser capaz de agir em congruência com o que se definiu anteriormente, criará uma maior auto-estima e consequentemente uma maior confiança para fazer o que achar ser o correcto. O impacto das nossas atitudes cria a diferença na nossa vida. É ela que reforçará o nosso legado.

Estes 6 pontos, trabalhados de uma forma responsável, permitir-lhe-à alcançar a sua Realização Pessoal e Profissional de uma forma mais objectiva, pragmática e ecológica com os seus valores de vida e estar assim mais perto da tal felicidade que ambiciona sentir e viver.

Este trabalho pode ser feito de uma forma autodidacta ou com a ajuda de um Coach / Mentor que o ajudará a avançar mais rapidamente no processo, de uma forma mais sólida e segura (integrada e duradoura no tempo).

Eu acredito que:

“Nós encontramos o que procuramos”

“Nós colhemos o que semeamos”

“Nós somos o que fazemos”

Somos o denominador comum de tudo o que acontece na nossa vida e por isso mesmo, temos uma influência significativa em tudo o que acontece nela.

Viver em efeito é viver na vitimização e viver uma vida decidida por terceiros.

Seja a causa, o vencedor nato da sua vida e faça dela um caminho de alegria e bem-estar!

Lembrem-se: “Tudo muda, quando nós mudamos”.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *