Como se preparar para ser líder?

líder

A liderança, dentro das organizações, desempenha um papel fundamental.

O líder tem a capacidade de influenciar as decisões que levam em direção aos objetivos desejados. Mas liderança nos dias de hoje não é só decidir. É muito mais que delegar tarefas. Ao contrário do que estudamos na escola ou universidade para desempenhar a nossa função da maneira correta na liderança podemos estudar, mas desafios inesperados, que não estavam nos livros, vão acontecer. Por exemplo a pandemia do COVID.

Posições de chefia são o sonho da maioria dos trabalhadores que procuram chegar ao topo do seu crescimento profissional. Para tal, precisamos de conseguir demonstrar as competências desejadas pela organização. Não existe uma resposta certa, porque a liderança não é uma fórmula matemática. Vai depender da cultura de cada organização que pode preferir certas características em prol de outras. No entanto existem comportamentos que podemos adotar para nos preparar para ser líderes. Afinal ao olhar para grandes líderes percebemos que existem comportamentos comuns que nos podem preparar para desempenhar bem a função.

Invista no autoconhecimento

Conhecer-se é o primeiro passo para o seu desenvolvimento. Isto ajuda a perceber quais são os pontos fortes e os que precisam de ser desenvolvidos levando uma maior clareza de quem é e onde quem chegar. Gradualmente começa a demonstrar mais confiança em si, uma característica importante para ser líder.

Arrisque sair da zona de conforto. Na liderança surgem acontecimentos inesperados e saber como reagir fora duma zona confortável permite termos uma melhor resposta em momentos de elevados níveis de stress.

Estabelecer relações interpessoais

Pontos de vista discordantes irão sempre existir. Como líder não pode ignorá-los. É importante saber gerir estas situações. Uma boa forma é investir em relações de proximidade com a equipa valorizando a confiança. Assim aumenta a coesão do grupo, e um grupo coeso dificilmente se separa. Dedique tempo a conhecer as pessoas, ouvir os seus problemas e a desenvolver uma boa relação profissional. Pode investir em aprender a compreender a linguagem corporal para melhor identificar como as pessoas se sentem.

Mantenha-se informado

O mundo muda rápido. Para evitar surpresas é preciso estar informado. Mantenha-se atualizado lendo livros ou estando dentro das notícias atuais. Não se esqueça que a inovação é a melhor ferramenta para a sobrevivência da organização, por isso temos de estar informados e prontos para nos adaptar.

Também pode fazer formações, coaching ou cursos para desenvolver competências de liderança como gestão estratégica, tomada de decisão, assertividade ou comunicação.

Demonstre resultados

As organizações estão muito viradas para os resultados. Procure apresentar resultados à sua chefia. Isto é uma forma de mostrar que está apto para um cargo de líder. Aceite os desafios propostos e mostre que que consegue resolver os problemas.

Outra boa iniciativa é fazer além das suas responsabilidades. Apresente ações que podem otimizar os resultados esperados. Geralmente, as pessoas não se tornam líderes sem antes mostrarem que estão preparadas.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *