Desenvolvimento uma prioridade para a Zome

Desenvolvimento-comunicaRH

Acompanhar, simplificar, valorizar. Verbos de ação que na Zome transforma em ferramentas de trabalho e alicerces de motivação.

Fomos falar com Helder Ferreira, Responsável de Formação Internacional, para perceber como a Zome desenvolver seus colaboradores de forma a manter a motivação num mercado tão competitivo.

1. Fale sobre si e seu percurso profissional.

O meu percurso profissional está fortemente ligado à Banca e Mediação Imobiliária. No sector imobiliário estou neste momento ligado ao processo de formação das pessoas da Zome, processo esse que me tem ajudado a desenvolver muito e descobrir algo que me apaixona. Desenvolver pessoas.

2. Formação custo ou benefício?

Tudo o que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional é um benefício, é claro.

A formação é um dos pilares fundamentais da Zome e uma das nossas prioridades. Acreditamos que colaboradores bem formados conseguem atingir elevados níveis de produtividade e, consequentemente, conseguem elevar as suas carreiras e negócios a outro patamar.

Pessoas bem-sucedidas na sua carreira, são pessoas mais felizes e a formação está na base disto tudo.

3. Qual o papel da formação dentro da organização?

Se queremos uma empresa de sucesso temos de garantir que os colaboradores se sentem concretizados no seu trabalho e na sua vida pessoal. Afinal, as empresas são feitas de pessoas. Quando estas passam para segundo plano, tem tudo para dar errado.

4. O período do confinamento influenciou a forma como se desenvolve as pessoas dentro das organizações?

Sem dúvida! Durante o confinamento tivemos a necessidade de adaptar a forma como as nossas formações eram entregues para que os nossos colaboradores conseguissem rapidamente ajustar-se ao contexto pandémico e continuar a fazer negócios.

Depois deste período entendemos que era fundamental criar uma plataforma e-learning que disponibilizasse as nossas formações em vídeo, facilitando o acesso a qualquer hora e em qualquer lugar apenas à distância de um clique.

5. Como iremos requalificar as pessoas para as habilidades do futuro?

Acredito que a evolução das pessoas passa pelas mesmas quererem, genuinamente, se desenvolverem.

Se estivermos todos focados no desenvolvimento, na procura continua de sermos os melhores profissionais nos sectores que representamos, tudo será normal e obvio, isto é, melhor formação = melhor pessoa = melhor profissional

6. Os colaboradores são os responsáveis pelo seu desenvolvimento individual, ou são as organizações

Trabalhamos diariamente 8 horas por dias, 7 dias por semana. É no local de trabalho que passamos a maior parte do tempo, mesmo mais do que com as nossas famílias. As empresas têm de ser um motor impulsionador da evolução destas pessoas, funcionando como a sua segunda casa. Nós, enquanto organização damos as ferramentas necessárias para que possam crescer e desenvolver-se enquanto profissionais e pessoas. É claro que é um trabalho conjunto onde colaboradores e organização cooperam para que possa existir um crescimento mútuo.

7. Quais são os novos modelos/plataformas de formação e desenvolvimento?

Os Consultores Zome têm acesso a um plano de Evolução de Carreira que contempla 4 fases distintas. Nos primeiros passos o acompanhamento é dado através da formação inicial “Azimute Zero”, que lhe transmitirá de forma simples e prática tudo o que necessita saber para começar de forma bem-sucedida a sua carreira.

Já como Consultor Produtivo, integrará de imediato a Startup Academy, um plano de atividades prático, com acompanhamento permanente de um Business Coach, que o levará a pôr em prática as rotinas necessárias para atingir o máximo de produtividade em curto espaço de tempo. Na fase de Alta Performance o acompanhamento terá como base o Lift, um programa avançado desenhado para elevar os seus níveis de produtividade, com novas ferramentas e formação ao seu dispor.

Para se tornar gestor da sua própria equipa, encontrará no modelo exclusivo da Zome – o T4 – o programa certo para construir a nova fase do seu negócio, reforçando as suas competências de gestão e liderança de forma decisiva.

Atualmente, focados no desenvolvimento pessoal do nosso staff que é responsável pelo acompanhamento dos Consultores e gestão dos nossos HUB’s, desenvolvemos a Evolution Academy com o principal objetivo de fazer evoluir estas pessoas e a sua carreira, trabalhando o desenvolvimento pessoal e as suas skills de liderança.

8. Qual o verdadeiro papel de um responsável de formação?

Acredito que o verdadeiro papel passa por escutar as necessidades das pessoas, rodear-se dos melhores especialistas/parceiros sobre determinado tema e ir monitorizando se os conteúdos entregues respondem às necessidades. Estar atento, ser bom ouvinte, testar, testar, testar é isto que faço.

Para mim as pessoas em 1º lugar sempre.

Partilhe este artigo...

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.