Transformar e reinventar os RH: qual é o índice de maturidade dos RH nas empresas em 2025?    

A Cegid, líder europeu em soluções de gestão empresarial na cloud para profissionais das áreas financeira (tesouraria, fiscalidade e ERP), Recursos Humanos (processamento salarial e gestão de talento), Contabilidade, Retalho e Empreendedorismo, acaba de revelar os resultados do IDC HR Maturity Index 2025: Transformar e Reinventar os RH”, patrocinado pela Cegid. Pelo segundo ano consecutivo, este infobrief destaca as principais tendências que estão a moldar o futuro dos Recursos Humanos. A edição de 2025 destaca o papel crescente da Inteligência Artificial na transformação dos processos de RH.

A Inteligência Artificial como motor de transformação nos RH

A IA está a revolucionar as funções de RH ao automatizar tarefas repetitivas e otimizar os processos de gestão de talento. Atualmente, 35% dos departamentos de RH utilizam ferramentas de IA generativa para gerir tarefas pontuais. Estas soluções não só permitem poupar tempo, como também melhoram a precisão e a eficiência nas decisões de RH.

Nesta fase de adoção da IA, que a IDC descreve como a “corrida à IA generativa”, a maioria das empresas está a concentrar os seus investimentos na aplicação da IA para operações principais. Para a função de RH, o foco será principalmente em atualizações de aplicações de RH específicas na cloud.

Os departamentos de RH das organizações com mais de 5.000 colaboradores estão a explorar mais a IA generativa em comparação com organizações de menor dimensão. As organizações maiores recorreram mais à implementação de IA específica da empresa integrada nas soluções de RH. As organizações maiores recorreram mais à implementação de IA específica na empresa integrada nas soluções de RH.

Casos de uso da Inteligência Artificial nos RH

As aplicações da IA na área de RH são numerosas. Este infobrief salienta que tarefas como os processos de recrutamento de candidatos e a elaboração de materiais de formação estão, cada vez mais, a ser confiadas a ferramentas de IA generativa. Estas tecnologias permitem que as equipas de RH se concentrem em tarefas de maior valor estratégico, como desenvolver estratégias de aquisição de talento e melhorar a experiência dos colaboradores. 61% dos responsáveis de RH pretendem utilizar a IA para selecionar e classificar currículos, enquanto 58% pretendem automatizar o resumo de testes e avaliações de desempenho. Além disso, 46% das equipas pretendem integrar um chatbot interno de RH para gerir pedidos simples dos colaboradores.

Uma crescente adoção da IA para melhorar a experiência do colaborador

A IA está a ser vista como uma forma de reforçar a colaboração entre os departamentos de RH e outras áreas da empresa, ao mesmo tempo que melhora a experiência dos colaboradores através de soluções automatizadas e integradas. 42% das empresas indicam que medir e melhorar a experiência do colaborador será uma prioridade para os seus departamentos de RH em 2025.

Um futuro promissor para os RH com a Inteligência Artificial

Embora apenas 10% das empresas utilizem atualmente funções de IA integradas nas suas soluções de RH, os resultados do infobrief preveem que a utilização da IA nos RH continuará a aumentar à medida que as soluções de RH baseadas na cloud forem integrando mais recursos de IA, abrindo caminho a práticas de RH mais inovadoras e eficazes. A adoção destas tecnologias é necessária para responder às expectativas crescentes dos trabalhadores e dos gestores.

“Em 2025, a maturidade dos RH nas empresas marcará um ponto de viragem decisivo: a função de RH tornar-se-á um verdadeiro motor estratégico para as organizações. Num contexto de transformação acelerada, a modernização tecnológica da função de RH – através da digitalização de processos, da adoção de SaaS, da implementação de soluções inovadoras e da integração da IA – já não é uma opção, mas uma necessidade vital para garantir a competitividade das empresas. Face a esta realidade, as organizações que demoram a investir na modernização da sua função de RH correm o grande risco de comprometer o seu desenvolvimento futuro. Chegou a altura de ganhar consciência deste facto”, conclui Josep Maria Raventós, Diretor Executivo de Pequenas e Médias Empresas em Portugal e África.

Para receber o relatório completo: recursoshumanos@comunicarh.com

Metodologia:

Os resultados apresentados neste documento baseiam-se num questionário telefónico a nível mundial, realizado pela IDC, em setembro de 2024.

Como parte deste estudo, a IDC entrevistou diretores de RH de 840 empresas com mais de 500 colaboradores, em 17 países.