Ativações de Marca – Como aproximar as marcas das pessoas

As estratégias das marcas são construídas para as aproximar das pessoas, por forma a permitirem estabelecer uma verdadeira ligação emocional entre marcas e pessoas e com o objetivo de alcançarem uma relação de fidelidade.

Neste sentido, torna-se prioritário aproximar as marcas dos seus consumidores, permitindo que se conheçam melhor e que possam interagir entre si fora do ponto de venda tradicional.

As ativações de marca materializam as referidas estratégias e não se trata apenas de garantir uma boa aparência. As ativações que se sincronizam com a vibração das marcas são mais do que apenas encontros – são como varinhas mágicas que influenciam a mente das pessoas. E sim, embora o maior desafio seja conseguir avaliar e medir o sucesso, ou não, de uma ativação, o que é um fato é que boas ativações trazem consigo também o retorno do investimento!

Uma experiência imersiva, que realmente combine com a marca, não deixa apenas uma impressão forte nas pessoas, pode de fato trazer mais vendas. Neste contexto, é fundamental garantir que cada dinâmica do evento de ativação esteja alinhada com a identidade central da marca, desde os elementos visuais às mensagens, que o alinhamento seja meticuloso, por forma a que o referido alinhamento contribua para essa ligação única às pessoas.

A Ativação de Marca envolve a criação de experiências que permitem aos clientes interagir com uma marca de forma significativa, dando vida aos seus valores e personalidade.

Benefícios da Ativação de Marca

A Ativação de Marca oferece muitos benefícios para as empresas e para as suas marcas, pois é um momento de ligação e encontro entre as empresas/marcas e as pessoas, encontro esse que potencia um maior reconhecimento da marca (durante e após o evento), uma maior fidelização do cliente (as pessoas criam relações com as marcas através de experiências e associações positivas), uma relação de maior proximidade com a marca (ao permitir que os clientes interajam com a marca num ambiente descontraído), um maior envolvimento (ao permitir que a marca possa mostrar o seu DNA e os seus valores) e uma maior diferenciação (através de ativações personalizadas, que permitem criar uma identidade de marca forte e diferenciar a marca de outras ativações e marcas no mercado).

Todos nós valorizamos a experiência única, que se adapte a cada um de nós, e as pessoas valorizam a oportunidade de interagir com experiências personalizadas!

Como implementar a ativação da marca de forma eficaz

Para implementar uma ativação de marca de forma eficaz, as empresas devem considerar as seguintes dimensões: a definição dos valores da marca; a personalidade e o público-alvo da marca, para que se possa criar uma ativação personalizada, que se adapte às necessidades da marca; a criação de uma experiência única (experiências personalizadas irão atrair mais pessoas). Quer sejam os visuais que chamam a atenção ou as mensagens que permanecem na mente das pessoas, o segredo está nos pormenores e nos detalhes. O alinhamento meticuloso destas dimensões garante que a personalidade da marca se destaque, tornando a ativação não apenas um evento, mas um verdadeiro reflexo daquilo que a marca é e representa.

A melhor forma de avaliar a presença de uma marca face a esta dimensões, é o aumento do reconhecimento de marca que potencialmente advém destes eventos. Normalmente, é fácil pensarmos em ativações que nos marcaram e que nos lembram de forma feliz uma marca!

Trazer uma experiência Local com uma marca Global

É importante realçar a importância de as marcas globais, presentes no mercado, poderem também trazer experiências locais, que criem uma ligação com a nossa Portugalidade, pois é essa ligação que fará em muitos casos a diferença com os consumidores locais.

A abordagem de marketing local produz resultados e pode criar um reforço positivo da marca nas mentes dos consumidores locais. As marcas locais, em particular, têm a vantagem da proximidade física com os seus clientes-alvo e devem concentrar a sua abordagem de marketing em conformidade.

A ativação local por meio de eventos de marketing é uma forma fundamental de atrair a atenção dos consumidores, principalmente da Geração Z, geração essa que procura interagir com as marcas de forma a conhecê-las melhor e aos seus produtos, principalmente no que diz respeito aos valores que personificam e que lhes estão subjacentes. A ativação local permite que as marcas sejam vistas e ouvidas, que se crie buzz em torno das suas ativações, criando e divulgando um hashtag de tendência nas redes sociais.

Construir uma zona ou um espaço de ativação em determinado evento proporciona um local onde o consumidor pode conhecer mais de perto a nossa marca, em que possa experimentar em primeira mão alguns dos produtos ou serviços que a marca oferece. Mas acima de tudo, permite à marca dar vida a um evento divertido e memorável, que irá incentivar os consumidores a falarem sobre ele e sobre a marca, para as suas redes de contactos (word of mouth) e também nas redes sociais.

O que nos espera

Em 2024, é esperado que as marcas continuem a apostar na criação de experiências socialmente imersivas, promovendo ligações genuínas com as pessoas e os consumidores, capitalizando na alegria coletiva de fazerem parte eventos que possam ser partilhados.

Um dos temas muito presentes hoje no nosso dia a dia é o da Inteligência Artificial (‘IA’), o que ela pode fazer por nós e como irá revolucionar e mudar a forma como fazemos as coisas atualmente. Neste sentido, uma das tendências em matéria de Ativação de Marca, poderá passar por aliar esta experiência imersiva à IA e demonstrar como podemos fazer diferente todos os dias!