Aubay Portugal disponibiliza consultas de psicologia gratuitas aos colaboradores

A consultora de tecnologia e integração de sistemas de informação mantem a aposta no bem-estar dos colaboradores e a partir deste ano vai oferecer serviços de apoio psicológico aos colaboradores.

O bem-estar mental é, cada vez mais, uma preocupação para as empresas e a Aubay Portugal, através do Programa de Saúde e Bem-estar – PULSE by Aubay – tem vindo a promover workshops e talks de sensibilização para o tema.

Entre as várias novidades associadas a este programa, está a oferta de consultas de psicologia, desde o início do ano, através de parcerias já criadas e disponíveis no portal de benefícios destinado aos colaboradores – Clube Aubilous.

Segundo o Chief People Officer, João Miguel Rodrigues, “acreditamos que é essencial estarmos atentos às nossas pessoas e colocar o tema da saúde e bem-estar no topo das prioridades estratégicas das organizações. Há ainda um longo caminho a percorrer e muito por fazer, mas criar uma cultura que fomente total abertura para se falar sem complexos de saúde e bem-estar, incentivando todos a estarem atentos a si próprios e aos outros, parece-nos um passo certeiro e necessário. As iniciativas e serviços que temos atualmente disponíveis, permitem-nos dar conteúdo à crença e estratégia de longa data e passar do conceito à ação.”

Outra das grandes novidades está relacionada com o Podcast “Ouves-me Aubay?”, que estreou a 2ª temporada no dia 20 de março – Dia Internacional da Felicidade – e que irá abordar temas relacionados com a saúde e o bem-estar, tais como o bem-estar mental, a diversidade e inclusão ou a parentalidade.

Para os dois primeiros episódios, são convidados o locutor e apresentador, Fernando Alvim, bem como o comediante António Raminhos, que se juntam a colaboradores da Aubay e à apresentadora Susana Matias, antiga colaboradora da empresa e atualmente com ligação à área do desenvolvimento humano, com foco na realização e felicidade profissional.

O primeiro episódio aborda o tema “Felicidade no Trabalho”, no qual a consultora tem vindo a investir ao longo dos últimos anos. Recorde-se que em 2017, a Aubay tornou-se na primeira empresa em Portugal a criar a função de Happiness Manager. Atualmente, sem esta função específica, a empresa tem vindo a seguir a máxima de que “cuidar de pessoas é uma responsabilidade intransferível”, cabendo a todos os líderes a missão de serem verdadeiros Happiness Managers das suas equipas, através de muita proximidade, um acompanhamento constante e uma verdadeira preocupação com o bem-estar das pessoas.

Contando ainda com um departamento de People & Culture, responsável por desenhar, criar e implementar ferramentas, políticas, ações e iniciativas que permitam proporcionar uma boa experiência de colaborador e contribuir ativamente para o bem-estar e felicidade de todos.

Em 2022, a perda de produtividade relacionada com o absentismo e o presentismo, causados por stresse e problemas de Saúde Psicológica, pode custar às empresas portuguesas até 5,3 mil milhões euros por ano, de acordo com o documento “Prosperidade Sustentabilidade das Organizações – Relatório do Custo do Stresse e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho”, elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.