Employer branding nas redes sociais

O objetivo do Employer Brand Management é atrair e reter talentos na empresa, e para isso, é preciso ter uma marca empregadora forte e atrativa. Isso pode ser alcançado através de muitos caminhos e, normalmente, por todos eles. 

Os passos para a construção de um bom Employer Brand Management são bem descritos na maioria dos livros e cursos do tema: Descobrir, desenvolver e implementar. 

A primeira parte pode ser tão extensa quanto você entender que faz sentido, dependendo de como é e qual tamanho tem a empresa. É importante fazer entrevistas, estudar concorrentes, estudar todo o jeito como a empresa entra em contato com o colaborador, não só via comunicação, mas todos os pontos que o colaborador interage com a sua marca e ainda mais, é importante fazer isso em colaboração com as diversas áreas responsáveis.

O desenvolvimento normalmente passar por definição de EVP (Employee Value Proposition ou Employer Value Proposition), definição de personas e parte do trabalho criativo. Aqui é trabalho duro e muito jogo político para que todas as pessoas envolvidas realmente se sintam parte do processo e sintam que a empresa está ali representada da melhor forma.

E na implementação encontramos a parte que a maioria do mercado entende que faz melhor: comunicar. Além, claro, de tudo que vai além disso, como mudar políticas, benefícios e influenciar para que a empresa siga pelo caminho que vai fortalecer diariamente seu Employer Branding. 

Um dos pontos de maior discussão da comunidade de EB são as postagens em redes sociais e o importante papel das pessoas responsáveis pelo Employer Brand Management nas empresas. A primeira coisa a se fazer é pensar em como fazer para interagir e conversar com as áreas que realmente são responsáveis pelos conteúdos publicados, de imprensa ao marketing, passando inclusive pela Comunicação Interna.

Todas as pessoas precisam entender a importância do EVP, da mensagem e, principalmente de ter uma marca empregadora sólida ( employer branding). 

É sobre consistência. 

Se uma pessoa tem uma conversa inteligente com você hoje, você pode achar que ela é inteligente. Se isso se repete diariamente, você vai ter certeza, e provavelmente vai contar para todo mundo. A mesma analogia pode ser feita sobre alguém que vez ou outra comete um erro, se isso se repete, a sua tendência é achar que aquilo é parte da pessoa, ou da empresa.

Além disso, é preciso ser intencional. É preciso querer falar sobre os valores, sobre o EVP, sobre o dia a dia na empresa, sobre o time de colaboradores e tudo mais que a etapa da descoberta e do desenvolvimento trouxeram como resultado. 

Especificamente sobre a postagem em redes sociais, é sempre importante que a pessoa que está lendo consiga, ao final, saber o que está levando do seu conteúdo que esteja dentro do seu trabalho de Employer Brand Management. Ou seja, vale o que você escreve, vale a imagem que usa, mas vale muito mais que a pessoa acabe de ler levando consigo uma mensagem do seu EVP junto com ela.

Seja intencional, seja específico e valorize a sua mensagem. Ainda que seja um conteúdo de consumo, ou corporativo, você sempre pode falar sobre as pessoas que fizeram parte da construção e sobre o dia a dia delas, sobre como a empresa ajudou e ajuda para que elas escolham aquela empresa, todos os dias.

Como fazer isso?

A resposta depende mais da sua construção do que de uma receita qualquer que possam te oferecer por aí, mas algumas ideias iniciais podem te ajudar a chegar em um conteúdo novo e exclusivo.

Use seus colaboradores e deixe que eles contem a impressão deles, no jeito deles, sobre a empresa. E não só nas postagens institucionais, mas que façam isso também nos perfis deles e possam se tornar verdadeiros embaixadores do seu discurso.

Conte histórias reais. Porque nada é mais forte que uma boa história que não pode ser refutada.

Os números são importantes, mas a emoção é mais. É claro que na hora de decidir em qual empresa se quer trabalhar a pessoa vai colher e avaliar informações, mas sabemos o peso do emocional nessa decisão.

Por fim, é importante lembrar que o Employer Branding nas redes sociais é uma estratégia contínua e que requer dedicação e atenção constantes. É preciso estar sempre atento às tendências e ao que os funcionários estão falando na internet, e estar pronto para adaptar a estratégia de Employer Branding de acordo com as necessidades e expectativas dos talentos atuais e futuros.

Patrocínio:

Dê visibilidade da sua Marca de Empregador: recursoshumanos@comunicarh.com