Pesquisa sobre as similaridades e diferenças entre líderes homens e líderes mulheres

A Robert Half Brasil e Insper realizou, recentemente, uma pesquisa sobre as similaridades e diferenças entre líderes homens e líderes mulheres, “Quebrando mitos sobre liderança e gênero”. A pesquisa foi realizada em duas etapas, outubro de 2021 e julho de 2022. O primeiro levantamento avaliou a autopercepção de 587 profissionais a respeito de suas próprias competências e motivações relacionadas à liderança. O segundo levantamento investigou como 877 empregados percebem seus gestores imediatos em diferentes dimensões. A amostra final contou com um total de 1.464 profissionais de diferentes indústrias e níveis hierárquicos

Deste estudo resultando 5 indicadores importantes:

1.Pela perspetiva dos liderados, não há diferenças entre líderes mulheres e homens em termos de atributos importantes para a liderança como competência, autenticidade, benevolência, humildade e integridade. Além disso, líderes mulheres e homens também não apresentam diferenças em termos de legitimidade e apoio dos liderados. Isso mostra que os atributos de uma boa liderança, não são determinados pelo gênero. Tanto homens como mulheres possuem as mesmas qualificações e legitimidade pela posição que ocupam.

2.Em relação a autopercepção, líderes mulheres e homens não apresentam diferenças em termos de motivação para liderar, competências de liderança e o como se veem como líderes. Líderes homens ou mulheres possuem habilidades iguais quando se trata de manter a motivação do time, e a forma como se se enxergam como líderes.

3.A respeito dessas similaridades, as mulheres tendem a buscar menos promoções do que homens. A pesquisa mostra que quando se trata de avançar na carreira, os homens são mais arrojados que as mulheres.

4.As mulheres se preocupam mais que os homens com o desequilíbrio entre vida pessoal e trabalho, nos estágios mais avançados de carreira. Também foi constatado na pesquisa que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é mais procurado pelas mulheres do que pelo homens, na medida em que avançam para outros níveis na hierarquia organizacional.

5.A falta percebida de competências de liderança faz com que as mulheres questionem mais suas chances de sucesso futuro como líderes, comparado aos homens.
As mulheres se questionam mais que os homens quanto as suas habilidades e sucesso no futuro como líderes.

O estudo demonstrou que nos diversos índice analisados, não há diferenças significativas entre líderes homens ou líderes mulheres.

Conheça os dados completos do estudo através do link:
https://www.roberthalf.com.br/sites/roberthalf.com.br/files/documents/Robert-Half-quebrando-mitos-lideranca-genero-marco-2023-hd.pdf

Produzido por: João Casarri – Comunicarh Brasil